Voo a Vela na Academia da Força Aérea


História e Desenvolvimento. 

Em fins do ano de 1956, na Checoslováquia  o engenheiro  Karel Dlouhý, iniciou estudos para o desenvolvimento de um novo planador, empregando como parâmetro, os conhecimentos  técnicos desenvolvidos no modelo XLF-207 Letov Laminar (sendo este o primeiro planador a empregar perfis laminares asa de fluxo) o objetivo básico era o de conceber uma aeronave adequada para instrução de voo básico , acrobacia e cross country.

O conceito de design foi combinado com a tecnologia experimentada e testada, envolvendo a construção metálica, com perfis laminares empregando muitos componentes  oriundos da indústria aeroespacial soviética. Denominado pelo fabricante como Blanik L-13, o modelo teve sua produção industrial iniciada em 1958, obtendo rapidamente alta aceitação junto ao mercado civil e militar , muito motivado por suas características como como robustez, facilidade de operação e excelente custo de aquisição, outro ponto interessante era a opção de se dotar o modelo com pequeno motor a pistão Java M-150 de 42hp.

Um fator interessante e que a eficácia do Blanik como treinador básico foi proporcionada pelas características de envelope de voo (entre elas a baixa velocidade de pouso e ampla deflexão dos lemes) que agradavam aos alunos e instrutores, porem o mesmo apresentava alto risco quando submetido a manobras acrobáticas, sendo posteriormente no ano de 2010 proibido por órgãos de segurança em voo, a aplicação desta modalidade de alto risco.

Alem de ser adotado por quase todos os países do então bloco soviético , o modelo foi ainda exportado em grande numero para nações  da Europa Ocidental e America do Norte, incluindo ainda um grande numero de células para serem empregadas em tarefas de instrução  básica e voo a vela na Academia da Forca Aérea Americana ( recebendo a designação de TG-10 Blanik). 

Sua produção total atingiu a cifra de 3.000 unidades, podendo ser considerado um best seller das aeronaves de voo a vela e passado mais de meio século depois de seu primeiro voo, ainda pode ser considerado planador mais comum no mundo em serviço.

Emprego no Brasil. 

No início de década de 1970, a Força Aérea Brasileira estabelecera nas instalações da Academia da Força Aérea sediada em Pirassununga , no estado de São Paulo, as bases para a  concepção de  seu Clube de Voo a Vela, unidade esta que tinha  como  principal objetivo propiciar aos cadetes, aviadores, intendentes e infantes a prática do volovelismo,  sendo como complemento às suas atividades profissionais e de lazer. Apos analisar opções disponíveis no mercado internacional, em 1976,  o Ministério da Aeronáutica decidiu pela aquisição de 10 células  novas de fabrica do planador  Let Blanik do modelo L13-J. 

O recebimento ocorreu em 1977 , sendo designados na FAB como TZ-13, recebendo as matrículas de 8004 a 8013, sendo todos concentrados na AFA, onde apos a fase de adaptação e instrução foram liberados  para emprego no Clube de Voo a Vela, onde se mantiveram na ativa por exatos 30 anos, as ultimas células remanescentes foram retiradas de serviço em meados do ano de 2007, sendo doadas a aeroclubes pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) , uma unidade se encontra preservada na AFA. Este modelo foi assim  substituído no ano de 2006 pela aquisição de um lote da nova versão o Let  L-23 Super Blanik.

Em Escala.

Para representarmos o Blanik TZ-13 "FAB 8004", fizemos uso do raríssimo e antigo kit do fabricante Tcheco Modela,na escala 1/48 sendo um modelo que apesar de possuir linhas em alto relevo apresenta uma facilidade incrível para a montagem para maiores detalhes sobre o kit acesse nossa secção de Reviews. Um fato interessante e que o modelo dispõe de decais para se compor a versão brasileira. 

O esquema de cores (FS) descrito abaixo representa o segundo padrão de pintura empregados nas aeronaves Blanik TZ-13, implementado em meados da década de 1990, se mantendo neste esquema até o encerramento de sua carreira operacional na Força Aérea Brasileira.






Bibliografia :

- Aviação Militar Brasileira 1916 / 1984 - Francisco C. Pereira Netto
- Clube de Voo a Vela - Academia da Força Aérea - http://www.afa.aer.mil.br/index.php/sobre-a-afa/organizacoes-sediadas/66-cvv