Razor Back na Escola Técnica de Aviação


História e Desenvolvimento. 

O Republic P-47 Thunderbolt foi um caça projetado entre os aos de 1939 e 1940 pelos engenheiros Alexander Seversky e Alexander Kartvelli, russo naturalizados nos Estados Unidos, que haviam fundado em 1931 a empresa Seversky Aircraft Corporation na cidade de Long Island, desenvolvendo uma série de projetos para participação em concorrências de fornecimento de novas aeronaves de combate, entre eles o P-35 que pode ser considerado como o primeiro caça moderno americano.


Em 1939 a empresa apresentou o XP-41, que incorporava uma fuselagem de desenho mais limpo (cuja proporção traseira era mais alta do que no P-35, e descia do fim da cabine até encontrar a deriva, um perfil aerodinâmico que passou a ser chamado “razorback”), trem de pouso completamente retrátil, e um motor Pratt & Whitney R-1830 com turbo compressor oferecendo 1.150hp de potência, porém o comando do U.S.A.A.C não achava suficiente essa performance e propôs a utilização de um turbo compressor , como o utilizado nos bombardeiros B-17, gerando assim um novo projeto designado YP-43 Lancer, que alcaçaria voo em setembro de 1940 , no esteio de melhorias a empresa apresentaria ainda o XP-44, sendo que este modelo dispunha de uma cabine mais aerodinâmica, e um cubo de hélice encobrindo o motor, de forma a reduzir o arrasto aerodinâmico. A performance deste novo  modelo gerou impressões positivas junto a U.S.A.A.C, gerando uma encomenda inicial de oitenta células, porém com a queda da França , a encomenda foi cancelava, pois estimava-se que o modelo era inferior aos Messerchimitt BF-109 alemães.


Com o cancelamento do XP-44, Seversky e Kartveli propuseram um novo caça, que receberia a designação de XP-47, este projeto seria imensamente modificado em setembro de 1940, visando assim anteder as novas especificações da U.S.A.A.C, sendo equipado com um motor Pratt & Whitney R-2800 de 2000hp com turbo compressor, blindagem para o piloto e oito metralhadoras de 12,7 mm, alcançando a velocidade máxima de 689 km/h e um teto de serviço superior a 40.000 pés.


O evoluir do conflito na Europa apresentou necessidades extremas de melhorias sobre o projeto do XP-47A, resultando assim em um segundo protótipo designado XP-47B, que realizou seu primeiro voo em 06 de maio de 1941, testes em voo demonstraram uma série de limitações, mas mesmo assim o U.S.A.A.C emitiu um pedido de 171 células que passar a ser designadas como P-47B e que começaram a ser entregues a partir de março de 1942. Novamente o emprego operacional trouxe à tona, evidencias de falhas e deficiências do projeto, resultando assim em uma nova versão denominada "Charlie". A adoção do novo P-47C Thunderbolt, a partir do mês de setembro de 1942 relegou imediatamente as células remanescentes da versão "Bravo" a missões de treinamento ou reconhecimento fotográfico em território americano, sendo quase todas desativadas do serviço ativo até fins do ano de 1943.


Emprego no Brasil. 

A história do emprego operacional do P-47B-Re Thunderbolt no Brasil, teve início com a criação da Força Aérea Brasileira em 20 de janeiro de 1941, pois neste período o Brasil estava iniciando sua participação no esforço de guerra aliado com a declaração de Guerra as potencias do Eixo em  22 de agosto de 1942, e precisava desenvolver uma complexa estrutura de apoio e formação técnica operacional, para assim formar os efetivos necessários a operação dos meios materiais recebidos a partir da formalização dos acordos com os Estados Unidos  nos termos do Leand & Lease Act (Lei de Empréstimos e Arrendamentos).


Uma destas necessidades foi atendida em 1943 com criação da Escola Técnica de Aviação ( ETAv) sediada no bairro da Mooca na cidade de São Paulo , unidade destinada a formação de pessoal capacitado para apoio as atividades de manutenção do acervo de aeronaves da força.


Em 1944 a ETAv começou a receber diversas aeronaves para instrução em solo, entre elas  estava uma célula do modelo RP-47B-RE  Razor Back (O "R" era a indicação de que se tratava de uma célula "war-weary", cansada de guerra e desgastada e não deveria ser usada operacionalmente ) portava as marcações e o número de série original da U.S.A.F serial 41-06047 , sendo a mesma trazida em voo dos Estados Unidos em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues, sendo recebida na Base Aérea de Natal em 16 de outubro de 1944, seu destino final foi a Base Aérea de Cumbica onde seria alocado no 1º Grupo Misto de Aviação recebendo as marcações nacionais e a matricula 4103, sendo assim destinada a  formação de inúmeras turmas de especialistas da aeronáutica. servindo como aeronave de instrução em solo.


Em 1964 já pertencendo ao acervo da recém-criada Escola de Especialistas da Aeronáutica EEAR sediada em Guaratinguetá no Estado de São Paulo, esta célula,  já extremamente desgastada por 20 anos de uso foi declarada imprestável sendo assim descarregada dos quadros de material e posteriormente vendida como sucata em 1967, encerrando assim sua carreira na Força Aérea Brasileira.


Em Escala.

Para representarmos o RP-47B “FAB 4013” , fizemos uso do modelo da Tamiya na escala 1/48,sendo este um dos melhores kits existentes no mercado desta aeronave,  procedemos pequenas alterações para compormos a versão original B empregada no Brasil, como este modelo possui um apurado nível de detalhamento, optamos por abrir os painéis do grupo motriz visando assim expor todo o interior do motor. Empregamos ainda decais produzidos pela  FCM oriundos de diversos outros sets para compor a aeronave.


O esquema de cores (FS) descrito abaixo representa o padrão de pintura empregado nas aeronaves pertencentes aos efetivos da Escola Técnica de Aviação ( ETAv), com as marcações nacionais aplicadas sobre as originais americanas, sendo este padrão foi mantido durante toda sua carreira operacional no Brasil.




Bibliografia : 

- Aviação Militar Brasileira 1916 / 1984 - Francisco C. Pereira Netto
- O Trator Voador - Jackson Flores Revista Força Aérea Nº 5
- Republic P-47 Thunderbolt - Wikipedia
- História da Força Aérea Brasileira - Prof. Rudnei Dias Cunha - http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/index.html