Mercedes Benz Unimog 2150 no CFN



Historia e Desenvolvimento :


Seu projeto teve início no outono de 1945, quando o projetista Albert Friedrich selou uma parceria com   teve início em 1948, seu imediato sucesso em vendas proporcionou a Damler Benz condi coes de assumir engenheiro Erhard Sohne para o desenvolvimento de um veiculo compacto com tração 4X4 para emprego rural , que logo após o termino da Segunda Guerra Mundial iria evoluir para um caminhão leve , preparado para atuar em qualquer terreno, o renascimento da indústria automotiva alemã no pós guerra inevitavelmente , traria o projeto para a Mercedes Benz, com a adoção do motor a diesel  OM636, sua produção em série o projeto por completo, incluindo suas patentes e planejamento de marketing em meados de 1950.

Desenvolvendo o conceito e nomenclatura comercial o  veículo Unimog (do alemão "UNIversal-MOtor-Gerät" Veículo de Aplicação Universal), passou por diversas melhorias e aperfeiçoamentos  durante esta década, tendo surgido em 1955 a versão S - 404 Series que tinha como principal característica uma maior distância entre eixo, sendo assim a primeira variante produzida para fins militares, que visava aproveitar sua vocação original para operação em quaisquer tipos de terreno, características muito necessárias no ambiente militar , este projeto inicial foi desenvolvido visando atendar a uma demanda das  forças militares da Alemanha Ocidental, tornando-se assim naturalmente o primeiro cliente militar ,  sendo seguido rapidamente pelas forças armadas francesas, o êxito em serviço nestes dois países multiplicou exponencialmente sua lista de clientes militares ao longo do globo. Estando em produção continua por mais de 60 anos, sua produção já alcança a cifra de dezenas de milhares unidades produzidas, e novas versões apresentadas a cada ano sinalizam ainda uma longa vida a estes versáteis veículos tanto no mercado civil como militar.

Emprego no Brasil : 

Os primeiros UNIMOG militares brasileiros foram recebidos pelo Ministério da Aeronáutica nas décadas de 1960 e 1970, contemplando diversas versões, desde veículos para apoio aéreo com estação de radar até carros bombeiros.  Mais uma vez o excelente desempenho apresentado motivou a aquisição deste modelo pelas demais forças militares brasileiras.

As primeiras unidades do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil,  foram recebidas a partir de 1990 pertencendo a versão 2150, contando com tração 4X4 integral, dotadas de um motor Mercedes Benz OM 366 LA Diesel com 6 cilindros em linha direta de injeção, turbo compressor e refrigeração a ar , englobando versões de transporte ( capacidade de até 5 ton ), socorro e cisterna, novos lotes foram incorporados gradativamente até 2010, totalizando atualmente mais de uma centena de unidades em serviço. A Marinha ainda adquiriu neste mesmo período outras versões , entre elas a 2450 com tração 6X6.

Desempenhando diversas funções no CFN , destacamos a participação deste modelo junto  ao contingente brasileiro da MINUSTAH (sigla em francês para Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), onde os primeiros veículos chegaram a este país em 2004 ( nas versões de transporte e cisterna ) operando desde então em um  sistema de rodizio atendendo ao calendário de substituição para a realização de manutenções no Brasil.

Em Escala : 

Para representarmos o Unimog "CFN 34324886" em seu padrão de pintura MINUSTAH fizemos uso do kit Revell na escala 1/35, modelo este de boa qualidade onde somente apresentamos ressalva aos pneus que são em borracha e devem ser substituídos por similares em resina, Empregamos decais presentes no set " Forças Armadas Brasileiras" da Decals e Books em conjunto com decais da Eletric Product, para assim compor este padrão de identificação neste teatro de operações .

Bibliografia : 
- Unimog  - Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Unimog
- Unimog - Alle Modelle Seit 1948 - Peter Schneider - Ed Motor Buch Verlag
- Unimog no Corpo de Fuzileiros Navais - Expedito Carlos S. Bastos - http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/U2450L.pdf